A oficina Com quantas imagens se faz um filme? foi criada em 2021 e possibilitada através da Lei Aldir Blanc de São Carlos. Partindo dos fotofilmes, filmes que se utilizam de fotografias fixas, a proposta é um convite à experimentação com cinema. Formato simples no que diz respeito às necessidades técnicas, os fotofilmes abrem muitas possibilidades para se pensar a relação entre imagens, sons, produção textual, ritmo e movimento.
A oficina está organizada em sete encontros e em cada um são propostos exercícios de criação que envolvem imagem, som, texto e edição. Ao final, a ideia é que cada pessoa crie seu próprio fotofilme.
A proposta busca criar um espaço de prática e experimentação coletiva, sempre partindo do que é produzido pelas e pelos participantes, incorporando reflexões estéticas e filosóficas e a exibição de obras cinematográficas.
A atividade aconteceu em ambiente virtual e foi criada e ministrada em parceria com a produtora cultural gabriela loreti.
As imagens e depoimentos abaixo foram produzidos durante a oficina e a playlist com os fotofilmes criados pode ser acessada aqui.